A ULTRA SKYRUNNING MADEIRA 2019 REUNE CERCA DE 1200 ATLETAS DE 37 NACIONALIDADES

A 6ª edição do Ultra Skyrunning Madeira (USM) 2019 terá lugar nos dias 31 de maio e 1 de junho em Santana, uma localidade no norte da ilha da Madeira.

O evento é composto por 5 provas de diferentes distâncias: Madeira Sky Race (55,6km 4121m D+), Santana Vertical Kilometer® (4.8Km 1003 D+), Santana Sky Race (23km 1672 D+), Furão Sky Race (13km 655m D+). A novidade deste ano é uma corrida gratuita para crianças, a KIDS Santana SkyRace, e que se vai realizar precisamente no dia da criança a 1 de junho.

A MSR 55.6Km integrada no circuito mundial, é a prova rainha da competição, fazendo parte do Skyrunner® World Series da International Skyrunning Federation e do calendário Skyrunner® National Series Espanha, Andorra e Portugal. Conta com cerca de 300 atletas inscritos, dos quais 70% representam atletas estrangeiros, sendo 40% de nacionalidade espanhola.

A Santana Sky Race conta com aproximadamente 270 inscritos e a Furão Sky Race com quase 400 inscritos. Este ano há uma maior afluência de atletas participantes no Santana Vertical Kilometer (SVK), que possui o distintivo “Bonus VK” e que conta com cerca de 120 atletas.

São muitos os atletas que se aventuram a correr os 55Km, mas poucos favoritos na luta pelas primeiras posições. Este ano entre os favoritos estão o casal russo formado por Ekaterina Mityaeva e Dmitry Mityaev, dois velhos conhecidos da prova.

Outros nomes fortes na categoria masculina são: o francês Michel Lanne, o espanhol Pere Aurel, campeão mundial na categoría Sky Extreme, o italiano Daniel Jung ou o madeirense Luis Fernandes, grande conhecedor dos percursos da ilha. Na categoria feminina esperamos muitas surpresas, com especial atenção aos resultados da espanhola Virginia Perez Mesonero e da italiana Cecilia Pedroni. Outra das favoritas é a atleta americana Kristina Pattison.