Regulamento 2020

A Ultra Skyrunning Madeira – USM 2020 é uma co-organização da Madeira SkyEvents com o Clube Desportivo Escola Santana e a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP). Este regulamento aplica-se às 6 provas incluídas no evento: Madeira Sky Race doravante designado por MSR, Estafeta MSR , Santana KM Vertical®, designada por SVK, Santana SkyRace designada por SSR, Furão SkyRace, abreviadamente FSR e KIDS Santana Sky Race, designada por KIDS.

SKYRUNNING– Disciplina de corrida de montanha, onde a inclinação excede os 30% e a dificuldade de escalada não excede o grau II. Os bastões e as mãos podem ser utilizados para ajudar na progressão.

QUILÓMETRO VERTICAL (VERTICAL KILOMETER®)– É uma disciplina da modalidade de Skyrunning que consiste na ascensão de 1000 metros com uma inclinação significativa e que não ultrapassa os 5 km de extensão linear. O Quilómetro Vertical está dividido em três níveis de altitude (variação de ± 200 metros), dos 0-1000 m, 1000-2000 e 2000 a 3000 metros, com 5% de tolerância.

Ultra Skyrunning Madeira – USM 2020 é um evento constituído por 6 provas competitivas, a realizar em semiautonomia. A MSR 55 km 4121 m D+ e a SSR 23 km  1672 m D+, decorrem maioritariamente em ambiente de montanha e têm partida e chegada junto à Câmara Municipal de Santana. A MSR integra o calendário Skyrunner®World Series.

Estafeta MSR – A Ultra Skyrunning Madeira propõe a realização do percurso MSR em estafeta. 

O KM Vertical de Santana integra o calendário Vertical Kilometer World Circuit na disciplina de Km Vertical. Competição disputada em percurso predominantemente a subir, com um desnível positivo de 1000 metros e uma distância aproximada de 4800 metros entre a partida e a chegada. Terá início na zona da Eira do Trigo, Vale da Lapa – Ribeira Funda, a cerca de 780m de altitude e termina na Encumeada Alta aos 1787 m de altitude.

A prova FSR 10 km 617 m D+ terá partida e chegada junto à Câmara Municipal de Santana.

As provas SVK e SSR integram também o Troféu da Juventude da FCMP/Skyrunning Portugal, destinado a jovens entre os 14 e os 23 anos.

A prova KIDS destina-se a crianças entre os 6 e os 13 anos, dividida em quatro escalões / distâncias: 6 aos 7 anos – 600 Mts; 8 aos 9 anos – 1100 Mts; 10 aos 11 anos – 1300 Mts e 12 aos 13 anos – 1800 Mts.

A prova de Km vertical SVK terá lugar no dia 29 de maio 2020, pelas 09:00, enquanto que as provas MSR, SSR, FSR e KIDS terão lugar no dia 30 de maio de 2020 com início, respetivamente, às 6h00m, 10h00, 11h30 e às 17h00.

Cada participante deverá conhecer e aceitar o presente regulamento. Ao efetuar a sua inscrição, cada atleta declara a aceitação do conteúdo deste regulamento. Quaisquer incidentes na corrida serão resolvidos pelo Júri de competição do Ultra Skyrunning Madeira – USM 2020. Este Júri será constituído pelo Presidente do Júri, pelo Diretor de prova e pelos juízes-árbitro. Nas competições sob a égide da ISF, contará também com a presença de um árbitro internacional da ISF.

  • As provas estão abertas a todos os interessados, de acordo com o estabelecido no presente regulamento. 
  • Para a inscrição na MSR 55km 4123m D+, é obrigatório ter concluído pelo menos uma meia-maratona de montanha (mínimo 21km) nos últimos 12 meses (indicar link para o resultado da prova) ou demonstrar à organização através de exposição de currículo desportivo relevante em provas de corridas de longa distância quando efetuada a inscrição. O participante deve ter efetuado um exame médico prévio que o certifique para a participação numa prova com estas características. 
  • A prova de estafeta do percurso MSR, é composto por três segmentos sendo as equipas constituídas por 3 elementos. As equipas podem ser compostas por elementos femininos, masculinos ou mistas. A única condição obrigatória é que todos os elementos participantes tenham 18 anos no dia da prova. Todas as condições e regras de participação na MSR aplicam-se à prova de estafeta. 
  • Efetuar corretamente a sua inscrição, mediante o preenchimento do formulário, bem como o pagamento no prazo de 3 dias após a inscrição. 
  • Entregar o Termo de Responsabilidade (Formulário A) devidamente preenchido no secretariado, nos dias anteriores à prova, em data e local a anunciar pela organização (ver programa). Todos os documentos poderão ser descarregados na página web oficial da prova. 
  • Os participantes devem respeitar o meio em que estão envolvidos e manter o meio ambiente limpo. Todas as embalagens de produtos consumidos ou outros resíduos produzidos pelos atletas deverão ser colocados nos recipientes próprios. O incumprimento desta regra implica a desclassificação imediata do atleta. Isto pode ser feito por um simples testemunho de qualquer membro da organização da prova. 
  • Uma vez que não haverá corte de tráfego automóvel, os participantes devem cumprir com as regras de utilização das vias de uso público, sendo também obrigatório respeitar as áreas cultivadas e a propriedade privada em geral. Os participantes serão responsáveis por quaisquer danos que provoquem a terceiros e por eventuais indemnizações daí resultantes.  
  • Nos pontos de passagem que a organização ache pertinente, por razões de segurança, estarão presentes membros da organização. Também irão estar disponíveis serviços médicos e/ou de socorro em diversos pontos de controlo/abastecimento assinalados na tabela de passagens. 
  • Os participantes devem ter adquirido, antes da prova, uma real capacidade de autossuficiência, que permita a gestão dos problemas induzidos por este tipo de prova, nomeadamente pelas condições climatéricas adversas: vento, frio, nevoeiro, chuva ou neve. 
  • Para os atletas participarem na MSR, é necessário terem pelo menos 18 anos no dia da prova. Para a SVK e SSR são autorizados a participar atletas que tenham 16 anos no final do ano de 2020 e para a FSR atletas que completem 14 anos até ao final do ano 2020, desde que cumpram os requisitos abaixo referidos. Para participarem na prova KIDS as crianças terão de ter entre os 6 e os 13 anos à data da prova.
  • Para a inscrição de atletas menores de 18 anos nas provas SVK, SSR e FSR é obrigatório obedecer aos seguintes requisitos, cumulativamente: apresentar obrigatoriamente atestado médico de robustez física válido e a respectiva autorização parental mencionada abaixo. Para a inscrição na prova KIDS todos os atletas terão de apresentar a respetiva autorização parental.
  • Os participantes devem estar conscientes da distância e das particularidades da prova e estarem suficientemente treinados para isso. 
  • Os participantes terão de saber enfrentar problemas físicos e mentais resultantes de fadiga extrema, problemas digestivos, articulares e dores musculares, entre outros, tendo a consciência de que não é papel da organização ajudar um participante a ultrapassar estes problemas e que tal depende principalmente da sua capacidade em adaptar-se às situações decorrentes deste tipo de prova. 
  • É totalmente proibido receber ajuda ou qualquer tipo de artigos fora do percurso da corrida, com exceção dos pontos definidos pela organização (100 metros antes e depois do controlo). Da mesma forma, é proibido correr acompanhado por pessoas que não estejam registadas como atletas em prova.
  • Os peitorais serão entregues na data e em local a anunciar pela organização. O check-in e a recolha do Kit com o material cedido pela organização deverá ser feito preferencialmente pelo próprio atleta, que deverá apresentar o Termo de Responsabilidade devidamente assinado e o cartão de identificação. 
  • Os menores de 18 anos, à data da prova, devem também apresentar os documentos já mencionados, bem como uma autorização do encarregado de educação/tutor, devidamente preenchida e assinada (com apresentação de documento de certificação ou cópia). O Termo de Responsabilidade e a declaração de autorização para menores de idade (Formulário B) podem ser descarregados na página web da prova. 
  • Os menores de 18 anos, à data da prova, devem também apresentar todos os documentos já mencionados, bem como atestado de robustez física válido. 
  • Os peitorais devem ser usados na zona abdominal em todos os momentos da prova, em local visível e não podem ser cortados, dobrados ou modificados. O não cumprimento desta regra levará à desclassificação imediata do atleta. 
  • Durante todo o percurso da prova, os atletas têm de seguir as instruções dos membros da organização. O não cumprimento desta regra resultará na desclassificação imediata do atleta. 
  • Durante a prova, qualquer atleta que abandone a corrida é obrigado a informar a organização.
  • Ser portador de todo o material obrigatório definido pela organização

A inscrição é pessoal e pressupõe a aceitação de todas as regras estabelecidas pela organização, descritas no Regulamento da prova e noutras indicações adicionais.

  • A inscrição deve ser efetuada exclusivamente através da página web da prova.
  • Cada participante deve preencher corretamente o formulário de inscrição e pagar o valor da mesma, sendo o participante responsável pela veracidade dos seus dados.
  • A organização não se responsabiliza, por eventuais recusas de responsabilidade, por parte da(s) seguradora(s), resultantes da incorreta inserção dos dados no formulário de inscrição por parte do participante.
  • Para que a inscrição seja aceite na MSR deverá ser enviado o certificado de conclusão de uma meia maratona de montanha, o link para os resultados dessa prova ou o currículo desportivo devidamente comprovado nos termos descritos no presente regulamento. 
  • Só serão validadas as inscrições após pagamento da respetiva taxa de inscrição, o qual terá de ser efetuado nos 3 dias consecutivos à inscrição. Findo este prazo e na ausência de pagamento o seu registo será apagado definitivamente e para poder se inscrever terá de submeter um novo registo de inscrição.
  • É obrigatório responder ao Questionário Médico. O mesmo deverá ser respondido até ao dia 3 de maio 2020. As informações médicas declaradas ficam apenas acessíveis à própria equipa médica da organização e serão destruídas no prazo de uma semana após o evento.
  • O pagamento deverá ser efetuado na altura da inscrição através de Cartão de débito ou crédito (VISA, MasterCard, American Express), por PayPal, ou referência multibanco (apenas disponível para atletas residentes em Portugal).
  • Após confirmação do pagamento, o nome vigorará na lista de inscritos no prazo de 48 horas. 
  • O período de inscrições decorrerá até 27 de maio de 2020.
  • A entidade organizadora reserva o direito de excluir da corrida, mesmo antes do seu início, qualquer participante que, através de seu comportamento, condicione a gestão e/ou o bom funcionamento da prova. Caso isso ocorra, o atleta não será reembolsado da despesa tida com a inscrição.
  • De acordo com o Código do IVA, a emissão de recibo com identificação do número de contribuinte pretendido, deverá ser solicitado no ato de inscrição/pagamento, não sendo possível a sua emissão a posteriori.
  • O reembolso da taxa de inscrição só é possível para os atletas que subscrevam o “Seguro de Inscrição” (garantia de reembolso desde que esteja nas condições e prazos previstos – Artº 8), mediante o pagamento de uma taxa extra de 10,00 € para a prova MSR, 5 € para o SVK e SSR e 2,5 € para a FSR.

As Taxas e períodos de inscrição são os seguintes:

Período de inscrição

Preços

 

MSR

 

**Estafeta MSR

 

SVK

 

SSR

 

FSR

 

KIDS

28 de Outubro de 2019

a 31 de janeiro de 2020

65€ 150€ 25€ 25€ 12€

Grátis

1 de fevereiro 2020 a

3 de maio de 2020

70€ 165€ 30€ 30€ 14€
De 4 a 27 de maio* 2020 150€ 315€ 55€ 55€ 27€
 

  • * As inscrições neste período estão sujeitas à disponibilidade de vagas e os peitorais a disponibilizar não serão personalizados 
  • ** Valor por equipa

– O preenchimento do formulário de inscrição não garante a aceitação da mesma.A inscrição só é considerada confirmada após receção do respetivo pagamento, o qual deverá acontecer no prazo máximo de 3 dias.
– Informa-se que, devido ao Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD), cada atleta terá de efetuar o seu registo e a sua própria inscrição.
– No caso das equipas que participem na prova Madeira Sky Race – Estafeta, o primeiro elemento a se inscrever deverá dar nome à equipa, e os restantes elementos deverão associar-se a essa equipa já criada.

 

O valor da inscrição inclui:

  • Seguro de acidentes pessoais;
  • GPS tracker para todos os participantes na prova MSR;
  • Abastecimento de sólidos e líquidos, enquanto em competição, nos postos assinalados; 
  • Refeição de chegada para os inscritos nas provas MSR, MSR-Estafeta, SSR e FSR;  
  • Primeiros socorros, nos postos assinalados;
  • Saco para muda de roupa e/ou outros haveres, para as provas MSR e SVK.
  • Transporte do ponto mais próximo acessível a automóvel até à chegada, em caso de abandono ou por impedimento pela organização para continuar em prova;
  • Massagem de relaxamento, após a prova (em exclusivo para as provas MSR, Estafeta e SVK);
  • Medalha Finisher.
  • Por motivos logísticos a organização limita a 1930 o número total de participantes no conjunto das distâncias em prova, distribuídos da seguinte forma:

MSR – 400; Estafeta MSR – 15 (Equipas);  SVK – 200; SSR – 500; FSR – 600; KIDS – 200

  • Deste modo, o período de inscrição está condicionado pelo número de atletas que se inscreverem até ao limite de vagas para cada prova. Uma vez ultrapassado o limite de vagas, será criada uma lista de espera para ir preenchendo os lugares vagos pelas desistências que possam ocorrer até a data limite de pagamento.

A organização reserva o direito de aceitar inscrições extra, caso existam condições logísticas para ultrapassar o número de inscrições fixado.

  • Não serão aceites quaisquer solicitações por telefone, todos os pedidos devem ser feitos por e-mail para usm.register@gmail.com
  • A partir de 4 de maio de 2020, não são permitidas alterações de prova.
  • A alteração de inscrição é permitida, sempre que houver disponibilidade de lugares. A alteração tem uma taxa administrativa de 5,00 €.
  • No caso de a alteração ser para uma prova com valor de taxa de inscrição superior, haverá lugar ao pagamento do diferencial, nos valores em vigor à data da alteração, acrescido do valor da taxa administrativa. Se for para uma prova com valor de taxa de inscrição inferior, não haverá lugar à devolução do diferencial, no entanto terá sempre de pagar a taxa administrativa.
  • A cedência de inscrição é permitida. Para tal, o participante efetivamente inscrito deverá solicitar por e-mail à organização, a cedência da sua inscrição à pessoa a ser inscrita (indicando nome completo e email).
  • A pessoa, a quem foi cedida a inscrição, será contactada pela organização para efectuar a sua inscrição de acordo com as instruções que serão fornecidas.
  • A cedência de inscrição não dá direito a qualquer reembolso à pessoa que cede a inscrição.
  • A cedência de inscrição tem associado um custo administrativo de 10,00 € de para a prova MSR, 5 € para o SVK e SSR e 2,5 € para a FSR que deverá ser pago pela pessoa que está a ceder a inscrição.
  • Após o dia 3 de maio não é permitida a cedência de inscrição.
  • O cancelamento da inscrição e o pedido do respetivo reembolso só é possível desde que tenha sido pago o “seguro de inscrição” no ato da inscrição.
  • O reembolso deve ser solicitado por e-mail usando o mesmo e-mail com que se registou
  • Os montantes reembolsados aos participantes que reúnam as condições acima mencionadas, irão variar de acordo com a data em que o mesmo é solicitado.

 

Acidente, doença ou gravidez diagnosticada após o registo na prova (comprovado por atestado médico ou nota de acidente) .
até 3 de maio de 2020 100% da taxa será devolvida
 a partir de 4 de Maio de 2020 não haverá direito a reembolso
 

Outra situação que não as anteriores

até 3 de maio de 2020 80% da taxa será devolvida
a partir de 4 de Maio de 2020 não haverá direito a reembolso

Em caso de cancelamento da prova por um ou mais motivos de força maior, nomeadamente, alertas meteorológicos, catástrofe ou conflitos generalizados, que impeçam a realização da prova ou outros que a organização considere válidos, será devolvido 50% do valor da taxa de inscrição, se reclamada até 90 dias após a data do evento, excluindo-se os valores pagos por extras.

  • O material obrigatório faz parte dos requisitos de segurança para poder participar no evento e tem de estar na posse dos participantes durante a realização das provas. A organização poderá solicitar a verificação do material antes da partida, durante o percurso, num dos postos de abastecimento ou à chegada. Os participantes devem colaborar voluntariamente com os organizadores no processo de verificação, caso contrário, o participante será desclassificado.

 

Material obrigatório MSR SVK SSR FSR
Peitoral a ser fornecido pela organização, a ser colocado na parte frontal do atleta e visível durante a totalidade do percurso X X X X
Mochila ou equipamento similar para transporte de material X X X
Recipiente(s) de água ou equivalente com um mínimo de 1 litro (MSR) ou 0,5 l (SSR) de capacidade total X X
Manta térmica (min. 140×200 cm) X X X
Casaco impermeável com capuz e manga comprida, que sirva ao atleta (no caso das provas SSR e FSR será aceite um corta-vento) X X X
Telemóvel operacional (com saldo e bateria suficientes) X X X
Alimentação de reserva X X
Apito X X X
Copo com um mínimo de 12 cl de capacidade (a organização não cederá copos nos abastecimentos) X X X
1 Lanterna / Frontal, com pilhas de substituição X

 

Material Recomendado
*Bastões
Calças compridas que, no mínimo, cubram o joelho
Boné/Gorro/Lenço/Bandana
Luvas
Óculos de sol
Muda de roupa
Protetor solar

* Os bastões podem ser deixados nos postos com assistência pessoal e ser levantados de novo em qualquer posto que tenha assistência pessoal. Não é permitido receber os bastões em qualquer outro ponto da corrida. Por razões técnicas e de segurança, os bastões devem de estar recolhidos/guardados entre o posto da Achada do Teixeira e o Pico Ruivo.

  • Os postos de controlo são pontos obrigatórios de passagem e estão localizados em locais definidos pela organização. Em cada um destes controlos estará um responsável da organização. Uma tabela de passagens, com informação diversa, será dada a conhecer aos participantes. 
  • Não controlar num ou mais pontos de controlo, levará à desclassificação do participante. 
  • Durante a prova poderão existir “controlos-surpresa” de forma a assegurar o cumprimento integral do percurso. 
  • Somente os participantes com peitoral visível terão acesso aos postos de controlo e alimentação. 
  • Os participantes utilizarão um sistema de controlo de tempo eletrónico, fornecido pela organização. 
  • Os postos de abastecimento são constituídos por comida e bebida para ser consumida no local. Os depósitos e recipientes de cada participante apenas podem ser enchidos com água e isotónico fornecido para o efeito em cada posto. Também deve certificar-se que ao deixar cada posto de abastecimento, tem a quantidade de bebida e comida necessária para alcançar o próximo. 
  • Haverá dois tipos de postos de abastecimento: com líquidos e sólidos e só com líquidos, que irão variar de acordo com a sua distribuição ao longo do percurso, em função das distâncias percorridas.
  • Aos participantes é possível receber assistência pessoal apenas por uma pessoa devidamente identificada com a credencial fornecida e exclusivamente nos locais definidos pela organização para o para o efeito.
  • Para a prova de estafeta vão existir áreas específicas devidamente assinaladas para a passagem do testemunho. 

Os sacos de muda de roupa da prova MSR, estarão disponíveis para recolha a partir das 16h30 do dia 30 de maio no Secretariado do evento e mediante ordem de passagem no posto de controlo.

  • O Ultra Skyrunning Madeira – USM 2020 é um evento que integra 6 provas numa única etapa, com tempo limite para a finalização:

MSR – 14 horas;

Estafeta MSR – 14 horas;

SVK – 2 horas 15 minutos;

SSR – 7 horas;

FSR – 4 horas.

  • Os participantes que ultrapassem as horas limites de passagem nas respetivas distâncias deverão retirar-se da prova e serão automaticamente desclassificados. 
  • Para serem autorizados a continuar em prova, os participantes devem chegar e sair do posto de controlo antes da hora do seu encerramento, caso contrário, será impedido de prosseguir e, consequentemente, será desclassificado. 
  • Qualquer participante excluído da prova e que deseje continuar, só poderá fazê-lo mediante entrega do peitoral, prosseguindo à sua própria responsabilidade e em completa autonomia. 
  • A organização não garante assistência para além dos horários de passagem estabelecidos e dos tempos limite de conclusão da prova. 

Por razões de força maior (meteorologia e/ou segurança), a organização reserva-se o direito de alterar as barreiras horárias.

  • Os abandonos devem ser feitos somente nos postos de controlo. Na eventualidade de um acidente ou lesão em que o participante esteja imobilizado e não consiga alcançar um posto de controlo, deve ativar a operação de salvamento, entrando em contacto com a organização. 
  • O número de contacto da organização, para efeitos de emergência, estará impresso no peitoral do participante e deverá ser igualmente gravado antecipadamente no telemóvel do participante. 
  • A organização disponibiliza transporte desde o ponto de acesso automóvel mais próximo do local de abandono até à chegada. 
  • Haverá primeiros socorros posicionados em alguns postos de controlo. É essencial que os participantes ajudem qualquer pessoa em perigo e alertem o posto de controlo mais próximo ou contactem a organização. A não assistência de um atleta em situação de emergência resultará na desclassificação imediata e inibição de participar em futuros eventos.
  • Não esquecer que, devido a problemas associados ao relevo e à dificuldade de acesso a determinados locais da prova, pode ser necessário aguardar pela assistência durante mais tempo do que o habitual em lugares com bons acessos. Assim sendo, a segurança primária dos atletas depende basicamente da qualidade dos materiais/equipamentos que os mesmos levem na prova. 
  • Os participantes devem acatar as decisões do pessoal médico especializado. 
  • Um atleta que solicite ajuda médica sujeita-se à sua autoridade e concorda com as suas decisões. As equipas médicas têm o direito de: 

Desclassificar um atleta (removendo-lhe o peitoral), se o considerarem incapacitado de continuar em prova; 

Hospitalizar um atleta cujo estado de saúde assim o exija; 

Evacuar, por todos os meios à disposição, um atleta que considerem em perigo de saúde.

Despesas decorrentes do resgate ou evacuação excecionais, para além das coberturas de seguro informadas pela organização, serão suportadas pela pessoa resgatada.

  • Os percursos das provas integradas na USM 2020 estarão devidamente sinalizados por fita sinalizadora e outras placas indicativas. 

Em caso de condições meteorológicas desfavoráveis (por ex.: grande quantidade de chuva ou neve em altitude, vento forte, tempestade) e na sequência da decisão do Júri da competição, a organização reserva-se o direito de alterar os horários de início, o percurso, os diferentes limites de tempo.

  • Antes da corrida:

 Em casos de força maior (alerta vermelho ou laranja), desastres naturais (terramotos, tempestades) ou grandes eventos políticos (revolução, guerra, ataques terroristas) que obriguem a organização a cancelar o evento, 25% da taxa de inscrição será reembolsada.

O processo de pagamento envolve taxas bancárias que serão descontadas em caso de reembolso. O reembolso elegível será feito através de transferência bancária após 15 de julho de 2020 Para receber o reembolso deve fornecer um número de conta bancária, juntamente com o código BIC/Swift, até 90 dias após a data prevista para a corrida.

  • No dia da corrida:

Em caso de mau tempo, e por razões de segurança, a organização reserva-se o direito de modificar as barreiras horárias e/ou, de suspender, reduzir, neutralizar ou parar a prova. Não haverá direito a reembolso.

  • Durante a prova:

Em caso de condições climatéricas potencialmente perigosas para os participantes, a organização pode parar a corrida. Neste caso, o corredor ao chegar a um posto de controlo/abastecimento deve seguir as instruções dadas pelos membros da organização e será obrigado a cumpri-las.

  • Nos dias assinalados para o check-in, os participantes devem apresentar os seguintes documentos:
  • B.I. / C.C. ou Passaporte e o Termo de Responsabilidade (preenchido e assinado pelo próprio);
  • No caso dos menores de 18 anos, à data da prova, apresentar a autorização dos pais ou tutor;
  • Os menores de 18 anos devem também apresentar um atestado médico de robustez física com menos de um ano da data de emissão, bem como os documentos acima mencionados.

O check-in e a recolha do Kit com o material cedido pela organização deverá ser feito preferencialmente pelo próprio atleta. Caso não seja possível ao atleta fazer a recolha do seu kit, poderá ser outra pessoa a recolher o material, o qual somente será cedido mediante a apresentação da devida autorização para levantar o material (Formulário C) e dos documentos nele solicitados, o qual pode ser descarregado da página web da prova.

  • Serão colocados postos de segurança em diversos pontos do percurso da corrida. Os membros da organização presentes nestes postos estarão em constante contacto com o centro de controlo da prova. Uma equipa médica estará presente em alguns locais de controlo/abastecimento e estarão aptos para intervir com os meios apropriados. 
  • É importante que cada atleta preste assistência a qualquer pessoa que esteja em perigo e solicite assistência imediata à organização. Qualquer problema deve ser comunicado à organização ou no posto de controlo mais próximo. 

Caso não consiga entrar em contacto com a organização de prova, deverá contactar o número de emergência 112.

  • A organização subscreve um seguro de responsabilidade civil e de acidentes pessoais durante a vigência do evento. Este seguro garante a cobertura mínima das suas responsabilidades, das dos seus colaboradores e participantes.
  • As condições do seguro serão publicadas até 15 dias antes do evento. 
  • Em caso de acidente, o sinistrado terá sempre de, em primeira instância, ser avaliado pela equipa médica do evento (presente em alguns postos de controlo e nas chegadas), a qual informará a organização e providenciará o seu encaminhamento para a instituição médica mais adequada ao seu estado de saúde, juntamente com o impresso de participação de sinistro com o respetivo número da apólice, carimbado e assinado pela organização (tomador do seguro). O seguro de acidentes pessoais apenas poderá ser ativado com o aval do médico do evento. Em casos urgentes/graves em que não seja possível o preenchimento da participação no ato do sinistro, a mesma poderá ser tratada após conclusão dos primeiros socorros ao participante.
  • A participação de sinistro junto da seguradora deverá ocorrer até ao máximo de oito dias úteis à data do sinistro. Após esta data a seguradora reserva-se ao direito de não aceitar a referida participação.
  • Todo e qualquer documento de despesa relacionado com um sinistro já participado, será previamente liquidado pelo respetivo sinistrado e os seus originais enviados à seguradora para posterior reembolso.
  • Todas as despesas são pagas pelo sinistrado, sendo depois reembolsado pela seguradora de acordo com as coberturas do seguro, isto se, a participação de seguro for devidamente efetuada e aceite pela seguradora.

A organização não assumirá despesas de sinistros, dos quais não tomou conhecimento em tempo oportuno para ativar o seguro.

Será motivo de desclassificação se o participante:

  • Efetuar duas falsas partidas; 
  • Apresentar-se à partida decorridos 5 minutos do início da prova;
  • Chegar para além do tempo limite para a execução da prova ou ultrapassar a barreira horária nos pontos de passagem;
  • Não cumprir o percurso sinalizado leva à desclassificação;
  • Faltar ao controlo em algum dos pontos de passagem, tanto os anunciados como os controlos surpresa;
  • Receber ajuda ou abastecimento fora das zonas permitidas (exceto em emergência);
  • Utilizar transporte não autorizado (boleia);
  • Retirar sinalização do percurso;
  • Extraviar o chip/pulseira de controlo eletrónico;
  • Ceder o peitoral ou o chip/pulseira a outra pessoa para o(s)levar em parte ou na totalidade do percurso;
  • Impedir a ultrapassagem ou colocar obstáculos a outro atleta;
  • Ter uma conduta antidesportiva para com os adversários, controladores, juízes-árbitro ou outro pessoal da organização;
  • Abandonar a prova sem avisar a organização;
  • Não responder às indicações dos juízes-árbitro, dos controladores e organizadores;
  • Recusar, alterar ou tirar as marcas de material colocadas pela organização; 
  • Não prestar assistência a um atleta em situação de emergência;
  • Desrespeitar as normas gerais de proteção da natureza;
  • Provocar danos em áreas privadas ou ajardinadas;
  • Subir ao pódio na entrega de prémios com bandeira ou símbolos que não sejam oficiais (país, região ou clube/Instituição);
  • Não justificar ao Júri de competição a sua ausência do pódio, se classificado nos 3 primeiros lugares da classificação geral ou escalão; 
  • Deitar lixo no itinerário;
  • Recusar participar num controlo antidopagem ou ter um resultado positivo no controlo efetuado nesta prova; 
  • Infringir outras regras estabelecidas pela organização.
  • Se não apresentar o material descrito e definido como obrigatório no presente regulamento (Artº. 9º), bem como não cumprir com algumas regras básicas, qualquer atleta pode incorrer nas seguintes sanções:

 

MSR SVK SSR FSR
Penalizações
Não levar, recortar ou tapar o peitoral fornecido pela organização Desclassificação Desclassificação Desclassificação Desclassificação
Não levar calçado apropriado para corridas em montanha 2 horas 2 horas 2 horas 2 horas
Falta de mochila ou equipamento similar de transporte  1 hora 1 hora 1 hora
Falta de recipiente(s) para água com um mínimo de 1 litro (MSR) ou 0,5 l (SSR) 30 minutos 30 minutos 30 minutos
Falta de copo (min. 12 cl) 30 minutos 30 minutos 30 minutos
Falta de telemóvel operacional 2 horas 2 horas 2 horas
Falta de casaco impermeável 2 horas 2 horas 2 horas
Falta de manta térmica 2 horas 2 horas 2 horas
Não respeitar o itinerário balizado ou a sinalização, atalhar e não passar pelos postos de controlo obrigatórios Desclassificação Desclassificação Desclassificação Desclassificação
Deixar lixo no itinerário 2 horas 2 horas 2 horas 2 horas
Abandonar os bastões durante a prova  2 horas 2 horas 2 horas 2 horas
Falta de apito 1 hora 1 hora 1 hora
Falta de lanterna ou frontal 1 hora .
  • A inscrição na prova e a consequente aceitação deste regulamento implica a autorização do participante à gravação de imagens derivadas da sua participação, podendo a organização utilizá-las na divulgação e promoção da prova em qualquer suporte. Desta forma, o participante cede à organização todos os direitos de imagem relativos à utilização desses registos. Qualquer projeto ou suporte publicitário deve ter prévio consentimento da organização.
  • Os participantes estarão divididos nos seguintes escalões: 
  • KIDS 1 – entre 6 e 7 anos
  • KIDS 2 –entre 8 e 9 anos
  • KIDS 3 –entre 10 e 11 anos
  • KIDS 4 –entre 12 e 13 anos
  • Iniciados M/F – entre 14 e 15 anos
  • JuvenisM/F–entre 16 e 17 anos
  • JunioresM/F–entre 18 e 20 anos
  • SenioresM/F–entre 21 e 39 anos
  • VeteranosM40/F40–entre 40 e 49 anos 
  • VeteranosM50/F50–entre 50 e 59 anos 
  • VeteranosM60/F60–entre 60 e 69 anos 
  • VeteranosM70/F70–≥70anos

Nos percursos da MSR os escalões etários para participação são a partir de Juniores, mas para participantes que tenham 18 anos no dia da prova. O escalão de Juvenis é exclusivo para as provas SVK, SSR e FSR e o de Iniciados apenas para a FSR.

Os escalões serão definidos em função dos dados disponibilizados pelos participantes no ato da inscrição. Será tida como referência a idade que o atleta terá em 31 de dezembro de 2020, à exceção dos escalões KIDS que tem como referência a data da prova.

  • As diferentes provas serão ganhas pelos participantes que obtiverem o menor tempo no final das mesmas, somadas que forem as devidas penalizações, se as houver;
  • Somente os participantes que controlarem todos os postos de controlo (CP`s) e cortarem a linha de meta dentro do tempo estipulado, serão classificados;
  • Haverá distinções para os três (3) primeiros classificados de cada Escalão, Masculino e Feminino;
  • Cumulativamente haverá prémios monetários a atribuir de acordo com os termos legais, para os primeiros classificados à geral das provas SVK e MSR, femininos e masculinos, de acordo com os valores (máximos) constantes na tabela seguinte:

 

Madeira Sky Race – MSR 2020 Santana Vertical Kilometer – SVK 2020
Gera Masculina Geral Feminina Geral Masculino Geral Feminina
1ºClassificado 1.500€ 1ºClassificado 1.500€ 1ºClassificado 500€ 1ºClassificada 500€
2ºClassificado 1000€ 2ºClassificada 1000€ 2ºClassificado 300€ 2ºClassificada 300€
3ºClassificado 750€ 3ºClassificado 750€ 3ºClassificado 200€ 3ºClassificada 200€
4ºClassificado 500€ 4ºClassificada 500€ 4ºClassificado 4ºClassificada
5ºClassificado 350€ 5ºClassificada 350€ 5ºClassificado 5ºClassificada
6ºClassificado 200€ 6ºClassificada 200€ 6ºClassificado 6ºClassificada
7º Classificado 200€ 7º Classificada 200€ 7º Classificado 7º Classificada
8º Classificado 200€ 8º Classificada 200€ 8º Classificado 8º Classificada
9º Classificado 150€ 9º Classificada 150€ 9º Classificado 9º Classificada
10º Classificado 150€ 10º Classificada 150€ 10º Classificado 10º Classificada

 

  • É obrigatória a presença dos premiados na cerimónia de entrega de prémios. A organização não enviará troféus nem quaisquer outros prémios por correio postal ou outro meio de distribuição. 
  • Os prêmios são individuais e pagos por transferência bancária, mediante assinatura de documento de quitação, a fornecer pela organização, em nome do respectivo atleta vencedor conforme tabela de prémios e pagos até dia 30 de junho de 2020. De acordo com o Código de IRS em vigor em Portugal, os valores dos prémios anunciados estão sujeitos a retenção na fonte de 25%, pelo que o montante líquido a transferir do prémio será o valor anunciado deduzido os 25%, montante este que será entregue pela organização ao Estado, com a identificação fiscal do atleta.
  • Para cada prova haverá uma classificação feminina e masculina à geral e uma classificação por escalão. 

Serão distinguidas as três melhores equipas, masculinas e femininas, exclusivamente para as participantes na MSR. A equipa deverá ter três elementos classificados, sendo o resultado da equipa o somatório dos tempos realizados pelos atletas representantes.

  • Toda e qualquer reclamação deve ser colocada por escrito e remetida ao Presidente do Júri, acompanhada de uma caução de 50,00 € (não reembolsável caso a reclamação seja indeferida) até 30 minutos após a chegada do participante em questão.
  • Na reclamação deve constar o nome do reclamante, n.º de BI/CC ou passaporte, nome do(s) participante(s) afetado(s), n.º do peitoral e alegados motivos. As classificações provisórias também podem ser alvo de reclamação, 15 minutos após a sua publicação.
  • O Júri da competição, que analisará a reclamação, é composto pelo Presidente do Júri, pelo Diretor da prova e por um dos juízes-árbitro (não envolvido no incidente). O Júri pronunciar-se-á no menor tempo possível. 
  • Qualquer apelo contra uma decisão tomada pelo Júri de competição deverá respeitar o exposto no Capítulo 10 do Regulamento de Competições de Skyrunning da FCMP.

Aconselha-se vivamente todos os atletas a não fazerem qualquer uso de substâncias, grupos farmacológicos e métodos destinados a aumentar artificialmente as suas capacidades físicas. No final das provas, qualquer atleta poderá ser escolhido, a participar num controlo antidopagem pelo que se recomenda a leitura atenta do Regulamento Federativo Antidopagem da FCMP.

O presente regulamento poderá ser atualizado e divulgado até ao dia limite das inscrições, 3 de maio de 2020, de acordo com as necessidades da organização. Os casos omissos deste regulamento serão resolvidos pela organização ou pelo Júri de competição, e de cujas decisões não haverá recurso.

Os dados dos participantes indicados no formulário de inscrição serão registados pela entidade organizadora para efeitos de processamento no evento nomeadamente, seguradora, assistência médica, lista de inscritos, notícias e classificação. Todos os participantes podem exercer o seu direito de acesso, retificação ou anulação dos seus dados pessoais, enviando um e-mail para  madeiraskyrunning@gmail.com

O Júri da competição decidirá sobre todos os assuntos relacionados com o evento e que não foram objeto de regulamentação ou sobre más interpretações do presente regulamento.

Versão atualizada em 16/11/2019